Sobre nós

Como surgiu o projeto…
O sonho do projeto Escola Verde tem início a partir de outro programa de reciclagem iniciado em Goiânia/GO pela Cargill, o So+ma Vantagens. A iniciativa consiste na troca de recicláveis por pontuações em aplicativo, no qual o resultado pode ser revertido em produtos de mercado, cursos, crédito em IFood, Uber, entre outros. Você leva os seus resíduos ao ponto de coleta, na área externa da Cargill, pesa e recebe a pontuação. Todos os resíduos são doados à Cooperativa de Reciclagem Beija-Flor.  Clique aqui e saiba mais sobre o So+ma Vantagens
Diante do sucesso que está sendo o projeto, líderes da unidade da Cargill em Goiânia/GO idealizaram o projeto de levar educação ambiental às crianças da rede municipal de ensino, seguindo estratégia similar à aplicada pela So+ma, e transformar os resíduos em benefícios para a escola. A Cargill apresentou a proposta ao Secretário Municipal de Educação, Rodrigo Caldas, que se interessou pela iniciativa e apoiou o início das atividades em cinco escolas, uma em cada região da cidade. Saiba quais são as unidades participantes
Como funciona…
Para receber os materiais recicláveis, uma estrutura pré-moldada é instalada nas escolas participantes. Os alunos, pais, professores, a comunidade escolar como um todo levam os resíduos para a instituição de ensino, que serão comprados por uma empresa parceira.
A escola definirá qual a sua necessidade no momento, para qual os recursos dos recicláveis serão destinados. Por exemplo, a reforma da quadra, no valor de R$ 2 mil. A cada pesagem, o responsável pela entrega dos materiais receberá um recibo com o respectivo peso, que também pode ser acompanhado pelo site. Quando o valor da venda dos recicláveis atingir os R$ 2 mil, a diretora da escola sinalizará qual a empresa escolhida para fazer a reforma da quadra e a PrestServ, parceira que compra os materiais, fará o pagamento diretamente à empresa contratada. Assim, conseguimos fechar o ciclo. Enviamos as embalagens ao destino correto para dar origem a novos recipientes, preservando o meio ambiente, e ainda conseguimos trazer benefícios aos alunos.
Como parte deste processo temos uma pedagoga dedicada ao suporte das ações de educação ambiental, mostrando aos estudantes a importância da reciclagem, contribuindo para a formação de adultos mais conscientes da nossa responsabilidade com o planeta.
Missão
Executar ações pedagógicas pautadas nos princípios da educação ambiental e sustentável, com o intuito de desenvolver o compromisso com o meio ambiente entre os alunos.
Visão
Ser o projeto de reciclagem referência no Estado de Goiás, levando educação ambiental e benefícios às escolas.
Valores
– Respeito com o meio ambiente e tudo que advém dele.
– Ética e compromisso com os recursos naturais.
– Descarte seletivo e consciente dos materiais que utilizamos.
– Garantia de uma consciência para a conservação do meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade.
– Compromisso com a promoção de uma educação ambiental, sustentável e consciente que reduza a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, buscando minimizar o impacto ambiental.
Rolar para cima